quarta-feira, 12 de julho de 2017

Dia 12.07.17 Coração e artérias, remédios!

Entre os outros sintomas de Digitalis estão – “Fraqueza de memória; difícil pensar; ansiedade; desânimo; desejo de estar só”. “Palidez da face, especialmente ao levantar-se da posição horizontal”.  “Fraqueza e sensação de naufrágio, no estômago, como se ele fosse morrer”. “Dor e dureza na região do fígado. Fezes brancas”. No macho há “fraqueza e eretismo do sistema genital com espermatorréia e grande fraqueza”. “Peso e fraqueza paralítica do braço esquerdo”. “Dedos dormentes facilmente; frialdade dos membros”. “Cianose”.

 Gelsemium

“Dor no coração quando levantando-se de uma cadeira”. “Efeitos do luto – opressão e palpitação, pior quando pensa nisso ou quando alguém lhe fala de sua perda; sensação de dor em torno do coração”. “Ação irregular; palpitação; palpitação histérica”. “Ação lenta e fraca do coração”; “ o pulso mal pode ser sentido”. “Medo de que a menos que se mova o tempo todo, seu coração vai parar de bater; com medo da morte”.”Pulso frequente, suave, fraco, quase imperceptível; pulso lento”. “Mãos e pés frios”.

Glonoine
O sintoma nota-chave de Glonoine ( ou Nitroglicerina ), como pode ser antecipado da natureza da substância, é uma sensação de explosão, e latejamento como se próximo de explodir. No coração mesmo há uma sensação de plenitude. “O sangue parece precipitar-se para o coração e subir rapidamente para a cabeça”.  “Violenta ação do coração, pulsação distinguível em todo o corpo”. “Palpitação com dor-de-cabeça latejante e explosiva”.  “Dores agudas no coração”. “Laboriosa ação do coração; opressão; pulso frequente”. “Sensação de plenitude e peso com respiração difícil”. “Pontadas severas no coração, estendendo-se às costas, entre os ombros”. “O paciente deve manter a cabeça alta; pior deitado no lado esquerdo; melhor deitado no lado direito”. “Glonoine tem um papel proeminente nos rubores e calores do climatério”.

Iberis

Palpitação plenamente visível sobre todo o peito; pior ao caminhar; melhor sentado quieto; mas nenovada pelo menor esforço. Dores de facadas no coração, com constrição na garganta. Palpitação com vertigem e sufocação depois de caminhar. Muita dor sobre a base do coração, com dor pesada e chata no braço esquerdo, e formigamento e dormência nas gemas dos dedos. Peso e pressão na região do coração com ocasionais dores agudas, como picadas, passando da frente para trás. Hipertrofia do coração.

Ignatia
Sensação ansiosa na região precordial. Agitação mental e nervosismo acompanhando afecções do coração. Constrição no coração, com ansiedade e disposição para chorar. Palpitação à noite e pela manhã, na cama. Palpitação à menor preocupação ou excitação, ou por tristeza. Ignatia quando indicada por sintomas locais ou gerais é de grande utilidade tanto em desordens orgânicas quanto em desordens funcionais, ambas do coração.

Iodium
Este remédio é selecionado em casos de hipertrofia e hiperatividade do coração, ocasionadas por doença valvular, ou não; também em aneurisma e doenças dos vasos sanguíneos, e bócio exoftalmico. Há palpitação, especialmente depois de esforço. Há uma sensação como se o coração fosse apertado por uma faixa de ferro. Uma sensação de desmaio ou de excessiva fraqueza no coração e no peito. Ansiedade precordial; constante, pesada, opressiva dor na região do coração. Pulso acelerado por qualquer esforço; grande, duro e frequente; rápido, mas fraco e como um fio; pequeno, mas muito rápido e irregular.  

Iodium causa extremo emagrecimento com fome canina; ou inteira perda de apetite; excessiva excitabilidade; intolerância ao calor. É mais especialmente adequado a pessoas com cabelos e olhos escuros.

Kali Carbonicum
Dores como de sutura são muito características de Kali carb. E são encontradas no coração e em outros lugares; Suturas em torno do coração e através para a escápula. Mas Kali carb. Tem uma sensação peculiar que é muito característica: Dores de beliscões ou cólicas no coração ou perto deste, como se o coração estivesse pendurado em cordas muito apertadas. Agravação das 2 às 5 da manhã.
 Kali Iodatum
Esta é mais outra droga de que a velha escola abusa assustadoramente. É uma das mais profundamente ativas drogas da Matéria Médica. Não há nada que vá reduzir peso e força além do ponto de possível recuperação mais certamente do que Iodado de potássio. É encarado como um anti-sifilíticoquase inteiramente, e é usado como um meio de diagnose. Sempre que se suspeita de sífilis, Iodado de potássio é prescrito; se cura, considera-se que sífilis estava presente, e se mata, conclui-se que não era sífilis. O Sr. Jonathan Hutchinson registrou um destes casos, dentre muitos deste tipo. Um desafortunado homem foi admitido a hospital, sofrendo de uma afecção da pele, que fois diagnosticada como sifilítica, embora o paciente fortemente negasse jamais ter tido uma doença primária.  Iodado de potássio foi dado, e como o homem piorasse, concluiu-se que a dose não era suficientemente forte, sendo então grandemente aumentada.

O paciente então piorou muito, tumores púrpura parecidos com nodos sifilíticos apareceram em todas as partes de seu corpo. Descobriu-se então que aqueles tumores eram causados pela droga, que foi então suspensa. Mas era tarde demais – o paciente morreu do tratamento “científico” a que fôra submetido.

 Um caso de um tipo um tanto diferente chegou a meu conhecimento pouco tempo atrás. Um cavalheiro, de 74 anos, que havia tido saúde robusta toda sua vida até aos últimos dois anos, e que parecia, exceto por sua aparência de doente, mais jovem do que era, consultou-me recentemente a respeito de sua digestão. Sua história era esta. Uns dois anos antes, ele começou a ser incomodado por uma erupção, que aparecera em remendos nos braços e no corpo e ele se colocou sob os cuidados de um homeopata bem conhecido. A pele não ficou boa, embora sua saúde geral permanecesse excelente. Por conselho de um parente, médico da velha escola, ele consultou um bem conhecido sifilógrafo, que, de pronto e sem hesitações afirmou ser sua doença sifilítica.  Também neste caso o paciente afirmou jamais ter tido uma doença primária. Iodado de potássio foi prescrito, e em doses tão massivas que o parente médico ficou alarmado e recusou-se a autorizar que o paciente tomasse toda a indicação. Suficiente, contudo foi tomado, para produzir a mais profunda depressão e enfraquecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário