quinta-feira, 20 de julho de 2017

20.07.17, coração e artérias, remédios

Aborrecido grudar e beliscar de atrás do mamilo esquerdo em direção à região da escápula e parte superior do braço. A palpitação é violenta, às vezes audível, com grande ansiedade e dificuldade para respirar. Os sintomas ficam piores; sentando-se; sentando-se após levantar-se da cama; inclinando-se para a frente; levantando os braços; tomando inspirações profundas; esforço; Melhores; deitado sobre o lado direito com o tronco erguido. Acompanhamentos; excessiva sensibilidade e fraqueza; sensibilidade ao frio.

Spongia
Dores espasmódicas e constritivas no peito todo. Plenitude e obstrução. Não pode deitar-se com a cabeça baixa sem provocar um ataque de sufocação.
Frequentemente desperto do sono como se estivesse sufocando: senta-se na cama com as faces vermelhas, olhar ansioso e respiração dura e rápida. Sensações ardentes que sobem dentro do peito. Ebulições de sangue no peito, após o mais leve esforço e o menor movimento, com respiração obstruída, náusea e fraqueza, que induz à síncope. Dores e ansiedade na região do coração. Pulso duro e rápido. Palpitação violenta com dor; respiração ofegante; subitamente acordado depois da meia-noite.
Spongia é útil em hipertrofia, angina pectoris, bócio exoftálmico e aneurisma.
Como com o Iodado, há agravação pelo calor e melhora com frio. A hora da agravação é depois da meia-noite, especialmente de 1 às 2 da madrugada.
Spongia é especialmente adequado a indivíduos com cabelos claros, boa compleição e fibra frouxa – o oposto de seu congênere Iodado.
Sulphur
Sulphur causa grande irregularidade na distribuição da circulação, rubores e congestões locais. Atua predominantemente no sistema venoso e no sistema portal. Causa uma sensação como se o coração estivesse muito cheio, e também a sensação oposta, uma sensação de vazio. Sulphur é um remédio do lado esquerdo e produz mais dores do lado esquerdo que do direito. Obstrução dolorosa no lado esquerdo do peito com angústia e inabilidade para deitar-se sobre o lado afetado.
Pêso, plenitude e pressão como de uma pedra sobre o peito e o Esterno, principalmente de manhã, também quando tossindo, espirrando, e bocejando. Pulsações no peito e no Esterno.
Fraqueza do peito. Disparo no peito ou no Esterno, ou estendendo-se às costas, ou para dentro do lado esquerdo, principalmente quando tossindo, tomando uma inspiração profunda, ou levantando os braços. Sensação de frialdade ou ardência no peito, às vezes estendendo-se ao rosto. Disparos e sopros na região do coração. Violenta congestão de sangue em direção ao peito e ao coração, às vezes com ebulições no peito, desconforto, fraqueza, e tremor dos braços.
Sensação de vazio na região cardíaca, ou pressão e sensação como se o coração não tivesse espaço suficiente. Frequente palpitação, às vezes até visível, e com ansiedade, principalmente quando subindo um aclive.
Estes são os sintomas locais. Os sintomas sistêmicos de Sulphur são bem conhecidos. É o rei dos remédios antipsóricos, com a “sensação de naufrágio” tão proeminente em pacientes psóricos, bem marcada e ocorrendo característicamente de manhã, das 10 às 12. O típico sujeito de Sulphur é magro, ombros curvados, ou sanguíneo ou moreno, nem sempre muito limpo uma vez que há marcante intolerância à água nas condições Sulphur. Água agrava todos os sintomas. Tendência para erupções que coçam e um desagradável cheiro do corpo.

Calor agrava todos os sintomas, que ficam piores de noite e de manhã. Consequentemente o sono é ruim; e então há grande sonolência durante o dia. Muitas dores-de-cabeça, cabeça cheia e pesada, frontais e ocipitais, com grande calor no alto da cabeça. Cabeça quente e pés frios. Há também mãos e pés, quntes e suados; ou pés ardentes, muito quentes, o paciente tenta, em vão, encontrar um lugar para eles, à noite. Acidez. Arrotos de bocas cheias de comida, muito acidas, algum tempo depois de comer. Constipação, hemorroidas. Na esfera mental há melancolia e tristeza; desconforto em relação à sua posição e perspectivas sobre negócios e carreira a ponto de tornar-se excessivamente infeliz, desgostoso com a vida e desesperado de salvação. Forte tendência para devaneios filosóficos e religiosos com ideias fixas. Ataques de angústia; timidez, e grande tendência a ser assustado. Irritabilidade. Indecisão. Grande fraqueza de memória, especialmente para nomes próprios. Uma história de erupções ou descargas suprimidas é forte indicação para Sulphur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário