segunda-feira, 24 de julho de 2017

24.07.17, Coração e artérias, remédios

Veratrum Viride
Batimento do coração: alto, forte, com grande excitação arterial. Ardente, picante, dor incômoda na região cardíaca. Com inflamações do coração: Febre violenta; pulso limitante, cheio, duro; congestão na cabeça sem delírio; constante dor ardente com opressão do peito; fraqueza  com cegueira; ao erguer-se da horizontal; de movimentos súbitos; quando deitado quietamente. Sonhos sobre água.
Remédios mais novos
Adonis Vernalis
A melhor descrição deste remédio e do próximo é encontrada em “Aulas sobre doenças do Coração” do Dr. E. M. Hale. Dr. Hale fez um excelente trabalho na coleta de informações sobre novos remédios e definindo o lugar destes na Matéria Médica.
Adonis vernalis e Convallaria foram ambos introduzidos como remédios da Rússia, onde são usados como remédios para o coração pelas pessoas comuns. Adonis pertence às Ranunculaceae. As indicações para seu uso parecem ser: Rápida e fraca ação do coração, edema urina escassa com albumina e resíduos. Sob seu uso as contrações cardíacas aumentam em força, o pulso torna-se menos frequente, mais regular e cheio, a urina aumenta em quantidade e a albumina e os resíduos desaparecem.
Convalaria Majalis
Este remédio, de acordo com Hale e outros, é mais indicado quando é necessário restabelecer o equilíbrio do lado direito do coração. Dá grande alívio à dispneia, em casos de enfisema, tuberculose crônica e fibrosa, e em ortopnéia de doença mitral, aumentando o fluxo de urina.
Tem pouco poder sobre edema, mas é de grande valor em muitos distúrbios funcionais do coração.
Uma pequena prova de Convallaria mostra que sua ação sobre o coração é verdadeiramente homeopática: Fraca ação do coração. Quando exercitando-se, o coração vibraria por cerca de um minuto, então o rosto ficaria vermelho, e então havia uma sensação como se o coração parasse de bater, e começasse de novo muito subitamente, causando uma sensação de desmaio. Pulso cheio, compressível e intermitente. Grande dor no coração.
Em palpitação nervosa decorrente de choque mental, ou desordem em algum órgão relacionado, como os ovários, útero ou estômago, provou-se útil. Na Rússia é usado em casos de histeria, convulsões epileptiformes, etc...

Convallaria causa muitos sintomas respiratórios. Dispnéia, causada por sensação como se o abdome se enchesse. Desejo de tomar um fôlego profundo ao sentar-se. Grande dispneia, com fraqueza e palpitação do coração. Grande dispneia ao fazer o menor esforço ( sem desordem cardíaca ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário