sexta-feira, 30 de junho de 2017

Traduzido em 30.06.17

A lista seguinte pode ser tomada como a seleção que eu deveria fazer para meu próprio uso, se eu estivesse limitado a um número definido de drogas. Aconitum, Ammonium Carbonicum, Apocynum, Arnica, Arsenicum Album, Arsenicum Iodatum, Aurum, Baryta Carbonica, Baryta Muriatica, Belladona, Bryonia, Cactus, Calcarea Carbonica, Camphora, Carbo Animalis, Carbo Vegetabilis, Causticum, Cimicifuga, Coffea, Crocus, Crotalus, Digitalis, Gelsemium, Glonoin, Iberis, Ignatia, Iodium, Kali Carbonicum, Kali Iodatum, Kali Muriaticum, Kalmia Latifolia, Lachesis, Lilium Tigrinum, Lithium Carbonicum, Lycopodium, Lycopus Virginicum, Mercurius, Moschus, Naja, Natrum Muriaticum, Nux Vomica, Phosphorus, Plumbum, Psorinum, Pulsatilla, Rhus Toxicodendrum, Spongia, Sulphur, Tabacum, Thyroidin, Vanadium, Veratrum Album, Veratrum Viride. A estes devem ser adicionados três que têm sido largamente utilizados ultimamente na prática de velha escola, Adonis Vernalis, Convallaria Majalis ( a Lily do Vale ), e Strophantus.

Eu vou agora resumir brevemente as principais indicações para o uso de cada. Sintomas tomados diretamente da Matéria Médica estão em vírgulas invertidas.

Aconitum

Aconitum é adequado a todas as afecções inflamatórias do coração ( especialmente aquelas acompanhando febre reumática ), em hipertrofia do coração, desmaios, palpitação e angina pectoris. Em todos os distúrbios do coração causados por mêdo, ou susto, ou raiva, Aconitum é o primeiro remédio a ser pensado. Com o coração de Aconitum há ansiedade e palidez; desmaios ao sentar-se na cama. Nos casos em que a febre está presente, há intenso desassossego e tensão mental; em outros casos há frialdade e colapso. Em todos os casos em que o característico medo da morte está presente, e especialmente quando o paciente é clarividente e prevê a hora da própria morte, Aconitum fará tudo que é requerido.

O pulso de Aconitum é um tanto duro, forte e contraído, ou se não, é fraco.

Há dores que atravessam e que espetam no peito; grande opressão para respirar; sensação de angústia no peito; dores intensas em todas as direções, especialmente abaixo pelo braço esquerdo, com dormência e formigamento.

“Formigamento dos dedos da mão esquerda como se estivessem indo dormir, com ansiedade” é muito característico de afecções de coração de Aconitum. Há alívio em deitar sobre as costas com os ombros erguidos. Adequado a indivíduos pletóricos.

Ammonium Carbonicum

Uma característica principal desta droga é sonolência, com borbulhar de grandes bolhas nos pulmões, coloração púrpura nos lábios por imperfeita oxigenação. Dilatação do coração; Peso esmagador no esterno quando tenta vencer uma subida ( como Aurum, mas este último não tem a sonolência ); intensa intolerência a ambientes quentes; tosse com catarro sanguinolento; palpitação com dispneia e retração do epigastrium; cianose. Ammonium Carbonicum é um remédio venoso e corresponde mais ao lado direito do coração do que ao esquerdo.


Apocynum Cannabinum


Esta droga foi chamada de “o dreno vegetal” por conta de sua poderosa ação de remover edemas por diurese. A melhor apresentação de Apocynum Cannabinum é encontrada no “Homeopathic Recorder” de Novembro de 1892, em uma aula do DR. S. A. Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário